Curso

Curso de Graduação Pedagogia

por Portal FACED
Publicado: 20/02/2019 - 00:00
Última modificação: 16/02/2024 - 10:09
Sobre o curso: 

O Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia está organizado segundo Regime Acadêmico seriado anual, com carga horária geral de 3.530 horas e com entrada de 80 acadêmicos anualmente, distribuídos em duas turmas matutino e noturno. O referido curso foi reconhecido em 1964.

O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia se organiza tendo a Docência como base de formação do pedagogo, preparado para atuar em atividades de ensino, gestão e pesquisa em ambientes escolar e não escolar.

Objetivos do Curso

A partir do perfil profissional, o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia está estruturado a partir dos seguintes objetivos:

  • Formar os profissionais na área de Pedagogia, legalmente habilitados para o exercício profissional em instituições públicas ou privadas de educação escolar e não escolar;
  • Credenciar profissionais aptos ao desenvolvimento da pesquisa em educação, na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico.
  • Credenciar profissionais para atuar na docência da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e das disciplinas pedagógicas para a formação de professores, na educação especial, na educação de jovens e adultos, e em outras áreas emergentes no campo sócio educacional.
  • Credenciar profissionais para atuar na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas (planejamento, administração, coordenação, supervisão, inspeção e orientação educacional) do campo educacional em contextos escolares e não escolares.
  • Formar profissionais capazes de: questionar a realidade, formular problemas e buscar soluções, utilizando-se do pensamento lógico, da criatividade e da análise crítica; compreender a sua atuação profissional como o exercício de cidadania consciente e crítica; compreender, de forma ampla e consciente, o processo educativo, considerando as características das diferentes realidades e níveis de especialidades em que se processam.
  • Desenvolver a compreensão sobre o contexto da realidade social da escola brasileira (seus valores, representações, história e práticas institucionais) de modo a poder assumir uma postura crítica e responsável pela transformação dessa realidade, contribuindo para o desenvolvimento de novas formas de interação e de trabalho escolar.
  • Estabelecer e vivenciar processos de teoria e prática, de ação reflexão ação ao longo do Curso, tomando a prática educativa como objeto de reflexão, de modo a criar soluções apropriadas aos desafios específicos que enfrenta.
  • Desenvolver e avaliar projetos políticos pedagógicos, de ensino e de aprendizagem, estimulando ações coletivas na escola, de modo a caracterizar nova concepção de trabalho educativo.
Habilitação: 
Licenciatura
Regime acadêmico: 
Anual
Turno de oferta: 
Matutino, Noturno
Duração: 
5 anos
Prazo mínimo: 
4 anos
Prazo máximo: 
6 anos
Número de vagas oferecidas: 
40 (matutino) 40 (noturno)
Coordenador(a): Camila Lima Coimbra
Secretário(a): Cândida Rosa Neta
+55 34 3291-6397 R:6397
+55 34 3239-4197 R:4197
Endereço: 
Campus Santa Mônica - Bloco Bloco 1G - Sala 148
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG