Unidade Acadêmica

Faculdade de Educação

FACED
por Portal FACED
Publicado: 20/02/2019 - 00:00
Última modificação: 06/09/2022 - 10:10

A Faculdade Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU desenvolve suas atividades na busca de uma articulação crescente do ensino, da pesquisa e da extensão. Tem sob sua responsabilidade os cursos de graduação em Pedagogia e Jornalismo e as disciplinas de formação pedagógica e LIBRAS em todos os cursos de Licenciatura, além do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), com os cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos, e o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) com o curso de Mestrado Profissional.

Articulado ao ensino de graduação e pós-graduação a FACED, por meio de seus docentes e servidores técnico-administrativo, participa de vários projetos institucionais na área do ensino, da pesquisa e da extensão, em programas como PIBIC, PIBID, Residência Pedagógica, PROEXT, PET, Apoio a Graduação, Apoio a Laboratório, dentre outros. 

Nossa História

Quando de sua criação em 1977 a Universidade Federal de Uberlândia, organizada sob a égide da Lei 5.540/68, foi estruturada em torno de três Centros – Ciências Humanas, Letras e Artes (CEHAR); Ciências Exatas e Tecnologia (CETEC); Ciências Biomédicas (CEBIM) – os quais reuniam Departamentos estruturados a partir de sub-áreas correspondentes. Num primeiro momento, a área da educação estava reunida no antigo Departamento de Pedagogia, que agrupava, também, os professores da área de Filosofia. Em 1987, esse Departamento foi subdividido em três unidades acadêmicas dando origem aos Departamentos de Filosofia (DEFIL), de Fundamentos da Educação (DEPFE) e de Princípios e Organização da Prática Pedagógica (DEPOP). Em janeiro de 2000, após quatro anos de estudos, debates e reflexões no interior da Universidade, a UFU implantou o Estatuto e Regimento Geral em vigor, a partir dos quais foram extintos os antigos Centros e criadas novas Unidades Acadêmicas na forma de Institutos, Faculdades ou Escolas.

A Faculdade de Educação (FACED), constituída, inicialmente, pela integração dos Departamentos da área da Educação (DEPOP E DEPFE), tem suas raízes na busca de uma nova maneira de pensar e organizar a Universidade, na perspectiva do fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade.

A FACED se define como uma instância acadêmica que assume, de forma compartilhada no âmbito da UFU, a responsabilidade pela formação dos profissionais da área da educação e da comunicação social, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

No âmbito do ensino de graduação tem sob sua responsabilidade, os cursos de Pedagogia - modalidades presencial e a distância e o curso de Jornalismo. Além destes cursos, a FACED é responsável, também, pelo oferecimento de disciplinas de formação pedagógica em todos os cursos de licenciatura da UFU, especial dos componentes curriculares na área de didática; políticas e gestão da educação; história da educação; ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), estágio de Prática Educativa em Enfermagem, dentre outros.

Na pós-graduação stricto sensu - Mestrado e Doutorado, a FACED organiza e desenvolve dois Programas de Pós-Graduação. O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), com os cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos, e o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação com o curso de Mestrado Profissional.

Na pós-graduação lato sensu, especialização, a FACED oferta periodicamente diferentes cursos nas áreas de sua atuação. As principais áreas de formação desenvolvidas nos cursos de especialização são supervisão e orientação educacional, mídias na educação, psicopedagogia, pedagogia empresarial, docência na educação superior, dentre outras.

A pesquisa em educação e comunicação é incrementada na Faculdade de Educação por meio de projetos de pesquisa coordenados por professores de seu corpo docente, com a participação de alunos dos Programas de Pós-Graduação e de alunos de iniciação científica. Para tanto, articulado ao ensino de graduação e pós-graduação a FACED participa de vários programas e projetos institucionais como PIBIC, Residência Pedagógica, PIBID, PROEXT, PET, Apoio a Graduação, Apoio a Laboratório, dentre outros.

A FACED mantém, ainda, no âmbito da extensão, atividades regulares e sistemáticas de formação continuada dos profissionais da educação, de divulgação científica e cultural na área de comunicação social, atividades essas que envolvem a realização de eventos, oficinas, seminários, grupos de estudos, produções de vídeos, áudios, jornais e publicações impressas, abertos à participação tanto da comunidade interna quanto externa.

Ressalte-se, ainda, o esforço institucional da Faculdade de Educação na busca do diálogo permanente com diferentes setores e instituições da área da educação e da comunicação social, em âmbito local, regional, nacional e internacional. Nesse sentido, destacam-se as participações da FACED em ações conjuntas com Secretarias de Educação, participação em fóruns regionais e nacionais, além da presença constante em eventos acadêmico-científicos vinculados às suas áreas de atuação - educação e comunicação.

Competências:

I - produzir, sistematizar e difundir conhecimentos nas áreas de Educação e de Comunicação;
II - promover a aplicação prática do conhecimento em Educação e em Comunicação, visando a melhoria da qualidade de vida em seus múltiplos e diferentes aspectos, na
nação e no mundo;
III - promover a formação do ser humano para o exercício profissional em Educação e em Comunicação, bem como a ampliação e o aprofundamento dessa formação;
IV - desenvolver e estimular a reflexão crítica e a criatividade;
V - ampliar a oportunidade de acesso à educação superior;
VI - desenvolver o intercâmbio cultural, artístico, científico e tecnológico;
VII - buscar e estimular a solidariedade na construção de uma sociedade democrática e justa, no mundo da vida e do trabalho; e
VIII - preservar e difundir os valores éticos e de liberdade, igualdade e democracia.
IX – planejar e gerir a aplicação de recursos orçamentários que lhe forem alocados, assim como administrar os bens patrimoniais sob a sua responsabilidade;

 

 

Cursos de Graduação:

Curso de Graduação em Pedagogia

Curso de Graduação em Jornalismo

Curso de Graduação em Pedagogia a distância

Cursos de Pós-Graduação:

Programa de Pós-graduação em Educação

Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação

Ocupantes e cargos:

Informações em Equipe

Legislação:

Informações em Legislação

Horário de atendimento: 
Segunda a sexta-feira - 7h30 às 22h00
+55 34 3239-4163 R:4163
Secretaria Geral
Isadora Caixeta Ribeiro
+55 34 3239-4223
Curso de graduação em Pedagogia
Paulo Celso Costa Gonçalves
Cândida Rosa Neta
+55 34 3239-4197 R:4197
Curso de Graduação em Jornalismo
Christiane Pitanga Serafim da Silva
+55 34 3239-4471 R:4471
Curso de Graduação em Pedagogia a Distância
Maria Irene Miranda
+55 34 3230-9416 R:9416
Endereço: 
Campus Santa Mônica - Bloco Bloco 1G - Sala 156
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38408-100